Música escrita por docente da UEMS vence 25º Festival Universitário da Canção da UFMS

Canção “Vim ver Marçal Tupã-i” foi composta pelo professor da Lauro Joppert Swensson Jr

Por:Imprensa UEMS 19/04/2024 09:46

A canção “Vim ver Marçal Tupã-i” composta por Lauro Joppert Swensson Jr, professor do curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Naviraí e Dourados, foi a grande vencedora do 25º Festival Universitário da Canção da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) na categoria Melhor Canção Popular.

A música, com arranjos de Silvio Santos da Silva, foi apresentada com a Banda Calli, formada por Sílvio, Patrícia, Fábio e Cleber. Trata-se de uma banda de rock sul-mato-grossense, que vem se destacando no cenário independente do rock regional.

Entre 18 artistas finalistas, Vim ver Marçal Tupã-i, de Lauro Joppert Swensson Junior, recebeu o prêmio de R$ 8 mil por votação popular.

O FUC-UFMS é o mais tradicional festival de música de Mato Grosso do Sul, contribuindo desde 1987 para a divulgação e enriquecimento da cultura musical do Estado.

Com trechos da letra em guarani e fazendo menção aos tekohas (aldeias) indígenas de Mato Grosso do Sul, a música faz uma homenagem ao grande líder Guarani e Kaiowá, Marçal de Souza Tupã-i, cujo assassinato completou 40 anos em novembro de 2023.

“Se o assassinato de Marçal tivera como objetivo silenciar uma das mais importantes vozes indígenas do país, a sua mensagem não pôde ser calada. Ela segue viva e pulsante, ecoando na luta dos Kaiowá e Guarani e de seus parceiros. No nosso caso, ela ecoa numa canção, tornando a arte uma forma de luta, memória e resistência”, ressalta o docente da UEMS.

Intérprete(s): Lauro Joppert Swensson Jr. – voz; Patrícia Rodrigues Cerri Barbosa – voz; Silvio Santos da Silva – Guitarra; Fábio Antônio Santos da Silva – Baixo; Cleber de Souza Antunes – Bateria; Aldenor Ferreira – Teclados.

Informações: Lauro Joppert Swensson Jr. e UFMS